As baterias estavam recarregadas para mais um dia em movimento na Portalegre Green Academy. A primeira paragem foi o campus do Politécnico de Portalegre, onde conhecemos o Projeto 3 Seeds e pudemos praticar a arte da serigrafia. Durante a tarde, deslocámo-nos à Barragem das Nascentes, no Crato, para conhecer o projeto Waking Life e, para terminar o dia, fomos ao Tanque das Lavadeiras, em Caia, para lavar as nossas camisolas da semana.
No auditório do Campus do Politécnico de Portalegre, fomos recebidos por Patrícia Pombo, antiga estudante da Licenciatura em Design de Comunicação e agora professora da Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design (ESTGD). Patrícia apresentou-nos o projeto 3 Seeds, que desenvolveu durante a licenciatura com uma colega. O projeto consistia na criação de roupa de marca feminina e onde se aliassem valores como a ecologia e a sustentabilidade.
A 3 Seeds, tinha como princípios o desperdício zero e os modelos deviam ser feitos à mão. Com recurso a pigmentos naturais, como a paprika e o açafrão, estes eram aplicados na roupa através de tingimento artesanal, onde as cores eram fixadas com recurso a vinagre e sal.
Durante o desenvolvimento do projeto foram desenvolvidas diferentes peças de comunicação e este foi apresentado num evento à comunidade académica do Politécnico de Portalegre. O trabalho de Patrícia e da colega foi também exposto no Bienal de Design do Porto. Concluída a apresentação, os 50 participantes tiveram a liberdade de colocar todas as questões que surgiram e assim ver as suas dúvidas esclarecidas.
Depois desta apresentação, Patrícia levou-nos para o laboratório de Serigrafia e deu a conhecer esta “técnica de impressão manual”, que pode ser aplicada em diferentes materiais e objetos, como t-shirts e sacos. Neste caso em particular, foi aplicado o logótipo desta semana a um saco, o qual os nossos participantes decidiram mais tarde oferecer a alguém.
De forma a que todos conseguissem ver e participar na atividade, os participantes foram divididos em equipas e enquanto uns participavam na atividade, os restantes aproveitaram o tempo para conviver, jogando às cartas, futebol ou então, conversando.
Projeto Waking Life
Na Barragem das Nascentes, no Crato, podemos encontrar o Projeto Waking Life. Aqui, fomos recebidos pela project manager Emma Duc Goninaz e por Annie Cargeeg, que residem a tempo inteiro na herdade.
Emma e Annie deram a conhecer um pouco sobre o festival, que surgiu em 2017 e que na edição deste ano recebeu cerca de 12 mil pessoas na Barragem das Nascentes. Durante seis dias, o objetivo deste festival é que as pessoas se abstraiam do mundo real e aproveitem o que o planeta lhes tem para dar.
Pelos 30 hectares de terreno podemos encontrar esculturas feitas em madeira e plantações de árvores endémicas, junto à margem do lago. O objetivo passa por regenerar o solo através da plantação de diferentes espécies, ao contrário de fazer plantação intensiva de uma só espécie.
Finalizado o passeio pela barragem, os nossos participantes largaram as mochilas e muito rapidamente foram aproveitar o lago que convidava a mergulhos. Durante várias horas puderam aproveitar a Barragem das Nascentes, com muita música e diversão a acompanhar.
Antes de regressar a casa, era altura de irmos ao Tanque das Lavadeiras, em Caia, onde os participantes com recurso a sabão azul e branco e o seu esforço, lavaram as camisolas disponíveis para a semana.
O dia de amanhã será passado pelo campus do Politécnico´de Portalegre, onde vamos poder conhecer as Escolas Superiores de Tecnologia, Gestão e Design e de Saúde. À tarde, passaremos pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e o dia termina com o já tradicional sunset.
Não percas nada da nossa semana e continua a acompanhar os melhores momentos nas redes sociais.
Podes ver as reportagens de dias anteriores clicando aqui.